Hachiko – a história do cão símbolo de amizade e lealdade

Hachiko – a história do cão símbolo de amizade e lealdade

Alguns cães fazem história. Um deles virou filme, livro, anime e é considerado um dos maiores símbolos de lealdade do Japão. Estamos falando de Hachiko, um cão da raça akita cuja devoção por seu tutor emociona mundo afora.

Talvez você o conheça; em 2009 a história de Hachi ganhou uma produção cinematográfica americana, que estrelou ninguém menos que o ator Richard Gere. Mas o verdadeiro Hachi era na verdade japonês, e pertenceu ao professor universitário Hidesaburo Ueno.

A estrela do filme Sempre ao Seu Lado foi adotado em 1923, e por quase dois anos foi o companheiro fiel de seu tutor. Todos os dias, Hachiko esperava por Ueno na estação de trem para acompanhá-lo na volta do trabalho para casa e mesmo após a morte do professor, em maio de 1925, o cão continuou a esperá-lo todos os dias, por quase 10 anos.

Passageiros e funcionários da estação de Shibuya, em Tóquio, levavam petiscos e alimentos, sensibilizados pela história do cão. Hachi faleceu em 1934, aos 11 anos de idade, no mesmo lugar onde esperou por anos. Sua morte ganhou as páginas dos principais jornais japoneses e uma estátua de bronze foi colocada na estação em sua homenagem, um símbolo de sua inabalável lealdade.

Foto: Reprodução/Japan Travel

Deixe uma resposta

Fechar Menu